terça-feira, 12 de maio de 2009

A Festa da Vila

Tendo sido posta a possibilidade de, comemorar o XVIII aniversário da vila de Maceira, em outro local. Um grupo deMaceirenses, tomou as seguintes iniciativas para esclarecer o pretendido e não permitir este atropelo a vontade popular.

Cartas dirigidas á Junta de Freguesia de Maceira, sobre a intenção .

Ex.mo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Maceira.

Serve a presente para lhe entregar a carta aberta de descontentamento, com a possível mudança do local, da Festa de comemoração da elevação de Maceira a Vila.

Esta carta está assinada por algumas colectividades, e Maceirenses que insistiram em participar deste protesto.

Este grupo, encontrou esta forma para lhe demonstrar a insatisfação com a alteração prevista, apoiada nas razões descritas na mesma.

Salienta-se ainda, a vontade das colectividades, em não se fazer representar nos festejos caso estes tenham lugar no novo Mercado Municipal.

Agradece-se um rápido esclarecimento da situação, pelo mesmo meio.

 Pelas colectividades e cidadãos interessados.

Maceira 14 de Abril de 2009 

Carta assinada por 14 Associações e alguns Maceirenses interessados.

Maceira, Abril de 2009.

A Maceira, como freguesia e como comunidade, tem uma história sedeada na sua igreja matriz, que sempre funcionou como centro aglutinador de toda a população, nas suas manifestações sociais, culturais e religiosas.

Com a criação da Vila, continuam os maceirenses a identificar-se com esse espaço, como o centro da vila. Nela se têm realizado, desde há anos, as Festas da Vila, congregando toda a população e promovendo-se uma sã e activa cooperação com as colectividades de toda a freguesia.

As Festas da Vila têm tido o sucesso reconhecido, exactamente pelo empenho que todos colocam na sua realização: Junta de Freguesia e Associações de todo o género e de todos os lugares, dando um forte contributo para a coesão sócio-cultural da Maceira.

A intenção de deslocar estas Festas da Vila para um novo lugar, fruto da criação do Mercado Municipal da Maceira, em nada vem contribuir para a centralidade histórica da freguesia.

Por isso, vimos alertar todos os maceirenses para esta situação que não agradará a ninguém e que as colectividades, sozinhas, não podem solucionar, e solicitar à Junta de Freguesia que não retire as Festas do local, que histórica e socialmente melhor se adapta aos interesses de toda a comunidade.

 Um grupo de maceirenses

Seguidores

 
Contador visitas blog
Leitura dinamica